Vamos analisar os dois lados, e vocês tiram suas próprias conclusões,
POR QUE LIBERAR?

A maconha hoje em dia tem culpa indiretamente, e diretamente, em milhares de mortes no Brasil, os maiores exemplos são as favelas cariocas, que possuem uma rica arrecadação financeira em cima da venda de drogas, a droga elícita que mais se popularizou no Brasil, foi a maconha, então a porcentagem da maconha no dinheiro do tráfico, é muito grande, sustentando assim muitas armas, munição e luxo aos traficantes.
A maconha não é nem perto a droga que mais mata no mundo, perde feio para drogas como o CIGARRO E A BEBIDA, o uso com moderação, não afeta a mente do usuário com proporções para causar problemas sérios... Fora a grande quantia para os cofres públicos (que de toda forma os políticos iriam roubar) com a venda legalizada.
POR QUE NÃO LIBERAR?

A maconha é uma droga que pessoas podem gostar e odiar após a primeira experiência, tendo ai o perigo do vicio, que ao utilizar da droga exageradamente o usuário será acometido de surtos psicóticos e demais problemas ficando meio “lesado”, e de toda e qualquer forma, legalizando você não vai resolver todos os problemas do mundo, pessoas iriam se tornar viciadas e a estrutura que o nosso país oferece não seria capaz de tratar esses viciados.
Muitas pessoas iam entender a legalização com baderna, achando que o Brasil iria virar a Holanda, que viraria terra sem leis.
Em fim, esse é um assunto muito polêmico, e espero que os nossos governantes, façam a escolha certa!